Coisas que você não sabia da rede social do Google

1) Círculos
A rede organiza contatos em círculos (amigos, família, trabalho, etc). A ideia é compartilhar coisas diferentes a círculos sociais distintos. Enquanto no Facebook quem adiciona se torna “amigo”, e no Twitter“seguir” é a única opção, o usuário do Google+ simplesmente arrasta o novo contato ao círculo mais conveniente. Assim, na hora de postar algo, fica fácil decidir quem vê ou não vê o conteúdo.
8 (695x258)É possível arrastar contatos para círculos específicos ou criar novos (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)
2) Comunidades
Saudosismo para os amantes do Orkut, o Google recriou a experiência das comunidades. Vale a pena dar uma checada: os feeds fazem o papel dos tópicos e para entrar em qualquer uma delas, não é preciso ser convidado como nos grupos do Facebook.
9 (695x417)Nas comunidades do Google+, os feeds substituem o que seriam os "tópicos" do Orkut (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)
3) Imagens GIF
As postagens do Google+ suportam imagens em formato GIF. Um grande revés para o Facebook que, nesse quesito, sempre perdeu visualizações para o Tumblr.
10 (695x458)Muito populares em microblogs como o Tumblr, as imagens em formato GIF podem ser compartilhadas no Google+ (Foto: Reprodução: Paulo Figueiredo)
4) Ver Eco
Para quem gosta de gráficos, o Google+ conta com um recurso para acompanhar estatísticas de compartilhamento. Dá pra ver como uma postagem se espalhou ao longo do tempo, quem foram os principais influenciadores, em quais idiomas ela foi replicada, entre outras informações.
11 (695x489)A ferramenta disponibiliza estatísticas de compartilhamento aos usuários (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)
5) Fotos em tamanho original
Para quem gosta de postar fotos de qualidade, o Google+ oferece até 16 GB grátis para armazenar imagens sem compactá-las. E ainda é possível comprar mais espaço. Para ativar o upload das fotos em tamanho original, entre em “Configurações”, na aba superior esquerda da página inicial, e procure o item “Fotos e vídeos”.
12 (695x310)O usuário do Google+ tem a opção de não perder a qualidade de suas fotos (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)
6) Ajuste e edição automáticos
Ao postar uma foto ou vídeo, o Google+ oferece ajustes sutis, como melhora da iluminação e retirada de olhos vermelhos. Se houver várias fotos, a “Edição automática” une-as em mosaicos, action-shots e panorâmicas. É possível também utilizar recursos como HDR e borracha. Para ativar essas funções, entre em “Configurações”, na aba superior esquerda da tela inicial, e procure por “Ajuste automático” e “Edição automática”.
13-695x353O Google+ apresenta técnicas de edição de fotos e vídeos bastante avançadas para o padrão de redes sociais (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)
7) Evento direto no post
Diferente do Facebook, que oferece só um atalho rápido para fotos e vídeos no feed, o Google+ disponibiliza “Eventos”. Criar um evento assim é bem mais simples, já que não precisa trocar de janela e os círculos facilitam a escolha dos convidados.
1 (695x421)Criar eventos na rede social do Google é mais fácil e intuitivo (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)
8) Horário exato
É comum se irritar com detalhes, e o Facebook parece pecar exatamente nisso. Enquanto na rede de Zuckerberg o horário de uma postagem é marcado como “há X horas”, o Google+ informa a hora e os minutos exatos dela.
Ver o horário exato de uma postagem pode fazer a diferença (Foto:  Reprodução/Paulo Figueiredo)Ver o horário exato de uma postagem pode fazer a diferença (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

9) Postagens interessantes
O stream reúne postagens populares, assim como o Instagram faz com a aba “Explorar”. Além disso, o Google+ consegue mapear hashtags de acordo com os interesses do usuário, resgatando o que o concorrente Twitter tem de melhor.
3 (695x486)Semelhante a outras redes sociais, o Google+ reúne posts populares e conta com hashtags (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)
10) Notificação por email
Ao postar algo importante no feed dos amigos, o conteúdo da postagem pode aparecer diretamente no e-mail de cada um. Mas é necessário cautela para não incomodar as pessoas com informações pouco relevantes.
4 (695x307)Notificar seus contatos por e-mail é um diferencial do Google+ (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)
11) Busca direta no YouTube
Como a rede social e o serviço de streaming de vídeos são patentes do Google, nada mais sensato que otimizar a experiência dos dois. No Google+, fica mais rápido buscar qualquer vídeo do YouTube, pois o campo de pesquisa aparece diretamente na janela do post.
5 (695x428)É possível procurar vídeos do YouTube diretamente na página da rede social (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)
12) Acesso a canais do YouTube
Seguindo o raciocínio anterior, acessar os canais favoritos do YouTube diretamente pelo Google + torna as coisas mais práticas. Procure o vídeo em questão e ache-o rapidamente em um canal específico.
6 (695x408)Ao fazer um perfil no Google+, é possível colocar seu canal no YouTube para que os contatos tenham acesso aos vídeos pela própria rede social (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)
13) Comentários do YouTube
Como forma de integrar ainda mais seus carros-chefes, o Google associa as participações de seus usuários no YouTube e compartilha-os para os círculos da rede social.
7 (695x506) (2)Fazendo uma ponte entre YouTube e Google+, seus contatos podem ver o que você comentou nos vídeos (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)
14) Fotos maiores
Seguindo o padrão de postar fotos com tamanho maior, o feed do Google+ pode se adequar ao tamanho de uma imagem com melhor qualidade.
Screen_Shot_2014-02-05_at_10.13.21_AM (695x608)Mais destaque à fotos de maior qualidade são característica da rede social (Foto: Reprodução)
15) Hangouts
Aposta do Google para dominar a área de mensageiros instantâneos, o Hangout é uma ferramenta potente que pode reunir até 10 usuários em uma mesma conversa via vídeo, mas também pode funcionar por áudio ou texto. Integrado ao Google+, o aplicativo já é responsável por trazer interessantes debates para dentro do âmbito da rede social. Políticos, empresários e personalidades da Internet utilizam o serviço para falar com o público.
13 (695x391)